quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Elba Ramalho e Gilberto Gil homenageiam Dominguinhos em noite de premiação no Rio

O ritmo nordestino invadiu a noite de terça-feira (5), na 30ª edição do Prêmio Shell de Música, no Vivo Rio, Zona Sul do Rio de Janeiro. Desde a decoração com balões de São João ao cardápio recheado de acarajé e caldinho de feijão, a homenagem era toda para Dominguinhos.

O cantor e sanfonista pernambucano foi o escolhido deste ano e fez show com direito a convidados como Elba RamalhoGilberto Gil e Marcelo Mimoso.

"Hoje o prêmio homenageia a sanfona, o baião, o xote e seu mestre Dominguinhos, um grande artesão de músicas", apresentou o cantor Lenine, em cima do palco. De terno e vestindo seu habitual chapéu de couro, Dominguinhos cantou "Baião".

"Estou duplamente feliz: primeiro estou aqui com meus amigos e agora por estar acompanhado da minha filha Liv Moraes", declarou o músico, apresentando sua filha no palco e cantando duas músicas juntos.

Após cantar com Lenine, Dominguinhos contou histórias da sua trajetória, desde parcerias com Chico Buarque, a origem do baião e forró e a dificuldade que o gênero musical enfrentou durante
os anos 60.

"Muito sanfonista parou de tocar e passou para outro instrumento. Foi em 1972 que a cena melhorou e tomou força novamente. Devo à Gilberto Gil e à Gal Costa a volta da sanfona!”, relembrou Dominguinhos.

O homenageado chamou no palco Gilberto Gil e juntos, cantaram "Lamento Sertanejo" , para depois acelerar com o balanço de “Xodó”. Logo após, Dominguinhos fez questão de chamar sua “galega”, apelido carinhoso para Elba Ramalho que cantou “De volta pro aconchego”
e “Gostoso Demais”.

"Dominguinhos é um grande amigo. Eu posso ficar meses ou anos sem vê-lo que nunca perdemos o contato", disse a cantora, de vestido rendado e salto alto.

"Ele é um ser humano incomparável, muito doce e ao mesmo tempo gênio: ninguém toca sanfona tão bem como Dominguinhos", concluiu.

No final, todos os artistas convidados voltaram ao palco e celebraram a noite com “Isso aqui tá bom demais”.

"Isso aqui vale mais que dinheiro, é o reconhecimento", declarou Dominguinhos com o prêmio em mãos. "O show foi enxuto, ficou temperado", sorriu o homenageado da noite.

O artista foi escolhido por um júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel, do jornal O Globo, Marcus Preto, da Folha de S. Paulo, pelo músicoEdu Krieger, pelo produtor musical Alê Siqueira, pela cantora Mariana Aydar e pelo produtor cultural Pedro Seiler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário