quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Parcerias de sucesso: veja quais são os atores preferidos dos autores globais

Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Sílvio de Abreu, Walcyr Carrasco, Manoel Carlos e Glória Perez. Cada um dos grandes novelistas brasileiros tem as estrelas favoritas para seus folhetins

 
Nesta quarta-feira (06), Aguinaldo Silva prometeu divulgar, através de seu twitter, alguns dos atores que vão integrar o elenco de “Fina Estampa”. Como protagonista, ele já tinha avisado que teria Lília Cabral. A atriz já tem lugar cativo nos folhetins do autor. Lilia já trabalhou com Aguinaldo em outras quatro novelas: “Vale Tudo”, “Tieta”, “Pedra Sobre Pedra” e “Meu Bem Querer”.

Divulgação/TV Globo
Lilia Cabral
Lília Cabral: protagonista da próxima trama de Aguinaldo Silva




O novelista também já cotou Fiuk. O músico será o filho de Lília na trama. Ao que tudo indica, Aguinaldo gosta da atuação da família, já que o pai do cantor,Fábio Jr., já atuou em duas das tramas do novelista (“Roque Santeiro” e “Pedra Sobre Pedra”).

AgNews
Fábio Jr. e Fiuk. O pai já atuou com Aguinaldo Silva. Será que Fiuk também vai topar?

Os nomes já cotados são apenas dois exemplos de que muitos autores foram conquistados pelo trabalho de cada ator e, por isso, formaram alguns grupos de “queridinhos”. Aguinaldo, por exemplo, nunca escondeu que Susana Vieiraé sua atriz favorita. Tanto que ela já fez cinco novelas com o autor. Incluindo a primeira (“Partido Alto”) e a última, produzida para a TV Portuguesa SIC (“Laços de Sangue”).

Divulgação/TV Globo
Susana
Susana Vieira: musa de Aguinaldo Silva

Além de Susana e Lilia, Aguinaldo parece ter um grande carinho por José WilkerGlória PiresLima DuarteArlete Salles e Cássia Kiss. O grupo esteve presente ao longo da carreira do autor e se revezou nas 15 novelas e dez seriados que o autor já tem no currículo. 

Mas a “panelinha” não é formada apenas com Aguinaldo. Outros autores fazem o mesmo. Afinal, são ao menos nove meses de trabalho, lado o lado. O melhor a fazer é convocar quem já se conhece. Gilberto Braga costuma revezar bastante sua lista de convocados, mas há um nome no topo: Fábio Assunção. Em suas últimas quatro novelas, o ator é chamado para ser o protagonista. E a quinta está a caminho. Fábio está no elenco de “Insensato Coração”, próximo trabalho do novelista, que tem estreia prevista para o início de 2011.

Divulgação/TV Globo
Fábio
Fábio Assunção: protagonista "oficial" de Gilberto Braga

Manoel Carlos costuma apresentar novos talentos em suas novelas. “Viver a Vida” foi um grande exemplo. O autor trouxe para a telinha atores que estavam acostumados com o palco, como Paloma Bernardi e Adriana Birolli. Mas não deixou de convidar José Mayer para estrelar seu folhetim. Era a quarta novela seguida que os dois faziam em parceria. Antes, “Páginas da Vida”, “Mulheres Apaixonadas” e “Laços de Família” fizeram parte do currículo de Manoel e Mayer.

Divulgação/TV Globo
José
José Mayer: lugar garantido nas novelas de Manoel Carlos

Além delas, outras tantas tramas mostraram que a dupla está para lá de entrosada. Regina Duarte e Carolina Dieckmann também já têm lugar garantido nas novelas de Maneco.

Já nas tramas de Walcyr Carrasco, quem tem cadeira cativa é o ator Malvino Salvador e a atriz Priscila Fantin. Desde 2003, quando colocou no ar a novela “Esperança”, o autor não passa uma trama sem a presença de pelo menos um deles. Isso quando não estão juntos, como foi o caso de “Sete Pecados” e “Alma Gêmea”. Priscila, inclusive, já garantiu presença no elenco de “Dinossauros e Robôs”, próxima trama de Walcyr.

Divulgação
Malvino Salvador e Priscila Fantin: revezamento nas tramas de Walcyr Carrasco

Nicette Bruno e Rosamaria Murtinho também conquistaram o autor e sempre aparecem como atrizes convidadas. 

Já Sílvio de Abreu elegeu como “afilhada” uma das maiores estrelas brasileiras: Fernanda Montenegro. A parceria entre eles vem desde “Guerra dos Sexos”, de 1983. Contando com a atual trama das 21h00, já são sete novelas de parceria: "Guerra dos Sexos", "Cambalacho", "Sassaricando", "Rainha da Sucata", "As Filhas da Mãe", "Belíssima" e "Passione". Quando Fernanda não está no elenco fixo, Sílvio dá um jeitinho de encaixá-la em alguma participação especial, como aconteceu em “Sassaricando” e “Rainha da Sucata”.

Marcio Nunes/TV Globo
Fernanda Montenegro em "Passione" e em muitas outras tramas de Sílvio de Abreu

Glória Perez procura fazer um grande revezamento de elenco entre uma novela e outra. Alguns nomes se repetem entre as tramas, mas não ficam batidos em todos os trabalhos da autora. Juliana Paes, por exemplo, já participou de três (“América”, “O Clone” e “Caminho das Índias”), Humberto Martins também compareceu no mesmo número (“América”, “Barriga de Aluguel” e “Caminho das Índias”) e Christiane Torloni de duas (“America” e “Caminho das Índias”).

Divulgação/TV Globo
Vera
Vera Fischer: "Sou da turma da Glória Perez"

Apesar de haver estado em apenas duas novelas da autora ("O Clone" e "Caminho das Índias"), Vera Fischer já declarou pertencer à "panela" de Glória. Pouco antes da estreia de “Caminho das Índias”, em 2009, a atriz chegou a afirmar em entrevista à revista Veja que é da turma de Glória Perez, e que achava isso normal. "Cada autor tem sua turminha", disse na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário